Caminhar pelas ruas de São Paulo é ter a oportunidade de conhecer uma parte importante da história da arquitetura do país, de se inspirar e nutrir amor e admiração pela cidade que, dentre tantos títulos, é também um museu a céu aberto, com valiosas obras de arte que mantém viva sua história de valor imensurável para todo o país.
Neste aniversário de São Paulo, vamos celebrar seus 469 anos de história enaltecendo alguns das dezenas de ícones arquitetônicos da cidade, um legado que contribui efetivamente na construção da metrópole mais popular do país e uma das mais reconhecidas em todo o mundo.
Elencamos 7 projetos arquitetônicos referência de cultura e história na cidade aniversariante, patrimônios do paulista e dos amantes da arquitetura nacional.
Apreciem sem moderação!
Copan
Com números surpreendentes até para os dias de hoje, o Copan é um dos símbolos do início da verticalização de São Paulo nos anos 50.
Assinado por ninguém menos que Oscar Niemeyer com a participação de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o Edifício Copan tem 115 metros de altura e mais de 100 mil m², 6 blocos que abrigam 1.160 apartamentos e mais de 70 lojas.
Um marco na história da cidade e da arquitetura nacional. Um mundo chamado Copan.
Martinelli
Com o nome do seu criador, o italiano Giuseppe Martinelli, o Edifício Martinelli foi concluído no ano de 1934 e merece estar nessa lista pois, durante 13 anos, foi o prédio mais alto do Brasil com 105 metros de altura.
É, sem dúvidas, um marco arquitetônico para a cidade de São Paulo e para a história da arquitetura nacional.
Edifício Itália
O Edifício Itália foi inaugurado em 1965 e é um dos patrimônios históricos de São Paulo como uma das maiores referências em arquitetura vertical do país. São 165 metros de altura, 26 andares e 19 elevadores.
Hoje, além de ponto turístico, nutri o status de badalado ponto de encontro com o resultante na cobertura do prédio, o Terraço Itália.
Edifício Banespa
Também conhecido como Banespão ou Edifício Banespa, o Edifício Altino Arantes é mais um dos cartões postais da cidade aniversariante.
Um dos arranha-céus de São Paulo, atrai olhares encantados pelo altura, beleza e proposta arquitetônica no estilo art déco, semelhante ao ‘Empire State’, fazendo do Banespão a versão nacional do prédio nova iorquino.
Ele foi construído em 1939 para ser a sede do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, e hoje abriga o Farol Santander, um centro de cultura, entretenimento e lazer muito visitado na capital paulista.
Mirante do Vale
Mais um gigante de São Paulo. O Mirante do Vale levou seis anos para ser construído e, com seus 170 metros de altura, por 50 anos, ocupou o posto de prédio mais alto do Brasil.
Ele foi inaugurado em 1966 com 51 andares, 1.028 salas comerciais e 12 elevadores para atender o seu público, que já podia chegar e sair do edifício de helicóptero.
Masp
O Museu de Arte de São Paulo é um dos grandes cartões-postais da cidade, está entre os seus maiores centros culturais e se tornou ponto de encontro de amantes da arte e cultura dos mais diversos nichos.
O prédio é uma das obras da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, reconhecido também como um dos mais famosos exemplares do modernismo nacional.
Suas famosas colunas vermelhas fazem parte da sua identidade e embelezam o seu cenário, com vista para a também popular avenida 9 de julho.
Casa de Vidro
A Casa de Vidro é mais um grande feito de Lina Bo Bardi, a arquiteta ítalo-brasileira que coleciona criações icônicas na centenária São Paulo.
O imóvel passa a sensação de estar flutuando em meio a uma vegetação. Tem janelas grandes de vidro e até hoje passam uma deliciosa sensação de bem estar.
A Casa de Vidro foi construída em 1950 e hoje é o endereço da sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, que promove o estudo e a pesquisa nas áreas de arquitetura, design, urbanismo e arte popular brasileira.
Estes são apenas 7 das dezenas de obras arquitetônicas na cidade de São Paulo que comemora 469 anos de muita história e contribuição para todo o país.
E você, sentiu falta de algum ícone arquitetônico na nossa lista? Deixe nos comentários o seu preferido e, claro, os parabéns para São Paulo.