Entre anúncios e canções: como funciona o Spotify Ads

Anitta, Elton John, Barões da Pisadinha e seu cliente. Sabe o que estas pessoas têm em comum? Todas estão no Spotify. O que quer dizer que todas estas são atingidas pelos efeitos do Spotify Ads, a plataforma de Analytics do Spotify, que permite com que marcas criem anúncios, em sua maioria, por meio de spots — comunicação comum em rádios, feita com locuções e efeitos sonoros — para os usuários do Spotify, o streaming de músicas mais utilizado no mundo, concentrando mais de 19 milhões de usuários mensais ativos só na versão gratuita (com anúncios).

Neste artigo, você vai aprender como funciona esta plataforma e como se beneficiar do enorme potencial que ela tem para sua marca.

O que é o Spotify Ads

O tempo não para, já anunciava Cazuza, e com os anúncios online não seria diferente. Em meio a sucessos das paradas musicais e episódios de podcasts, o Spotify Ads trouxe a oportunidade de inserir seu produto nos ouvidos e na mente de seu público-alvo através de anúncios que se segmentam por idade, gênero e localização.

Além da vantagem de se ter uma mídia que permite o consumo durante a realização de outras atividades — como enquanto caminha ou lava louça —, esta é também uma oportunidade de construir relacionamento com seu público. Isso porque, diferente de como é em outras redes sociais, o Spotify possibilita que seu anunciante tenha acesso a uma das características mais únicas que cada pessoa tem: o gosto musical.

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Como a ferramenta funciona

Não é preciso procurar escutar sinais, tal qual Alceu Valença, para que se faça a anunciação de sua mensagem, a criação de anúncios (e a mensuração dos dados) é totalmente simplificada no Spotify Ads, para que você consiga falar com seu cliente num lugar onde ele vai, de fato, te escutar. Tudo isso feito através da plataforma Spotify for Brands, que comporta cinco formas de anúncios para os usuários da versão Free (assinatura gratuita).

1. Áudio

Chamados de Audio Everywhere, estes são os famosos anúncios que tocam periodicamente entre músicas. Sua duração é de até 30 segundos — o mesmo de um spot de rádio — e eles vêm junto a uma comunicação visual estática colocada na capa da “música” sendo tocada.

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2. Vídeo

Para vídeos, existem duas formas de veicular este anúncio. No Sponsored Sessions, disponível apenas na versão mobile, o usuário pode assistir a uma produção audiovisual da sua propaganda, podendo acessar seu produto através de um link clicável disponibilizado ao final da reprodução. Como o usuário é “obrigado” a assistir, seus anúncios aparecerão em espaços de tempo mais esparsos.

Já no Video Takeover, a abordagem é diferente. Ele aparece para usuários tanto mobile quanto web e, assim como o Audio Everywhere, surgem em intervalos de músicas com a duração de 30 segundos, mas, dessa vez, com o recurso de ser também visual.

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3. Playlist patrocinada

Esta é uma forma mais descontraída e que permite maior interação por parte do público. Neste modelo, você pode exibir sua marca em alguma playlist à sua escolha, oferecida dentro do Spotify. Assim, se inserindo de maneira mais orgânica na rotina de seu público, podendo até soma a esta comunicação alguma das já citadas acima.

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4. Banner

Para os banners estáticos, temos diferentes abordagens que se diferenciam entre disponibilização e plataforma. Podendo ser: um banner Overlay (imagem 1), que aparece na tela inicial da plataforma assim que o usuário abre o serviço no computador ou no celular; o Homepage Takeover (imagem 2), que deixa seu anúncio encaixado de forma orgânica na página principal — mas ainda de forma que seja o centro das atenções — durante 24 horas; ou o Leaderboard (imagem 3), onde seu anúncio é exibido durante 30 segundos no canto inferior da tela, como é numa página web.

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

O futuro do Spotify Ads

Lançado no Brasil há poucos meses, a plataforma Spotify Ads trabalha seus anúncios de forma inteligente, segmentando o público de acordo com o local e a hora principalmente, mas também se alimentando de informações mais subjetivas, como atividades de interesse do usuário dentro da plataforma, indo desde músicas ouvidas até playlists favoritadas.

Não é esperando o segundo sol chegar que você vai obter resultados. Por isso, o Spotify Ads se mostra uma estratégia valiosa quando o assunto é inserir seu produto no dia a dia do público, ainda mais quando se considera o território brasileiro, que, segundo dados dos últimos anos, é o terceiro país que mais têm usuários do serviço.

Quer saber como aplicar estratégias de Spotify Ads à sua empresa? Entre em contato com a gente! Leia também mais sobre este e outros assuntos em nosso blog.