Adeus, Analytics velho… Feliz Analytics novo!

O ano de 2023 já chegou e, com ele, uma atualização aguardada há muito finalmente está prestes a ser implementada e padronizada. É do Google Analytics 4, ou GA4, que estamos falando aqui, a atualização que irá tomar de vez o lugar do Google Analytics Universal, a ferramenta analítica de medição de resultados do Google, que vem rodando desde 2006 e será, finalmente, substituída em julho deste ano.

Mas antes de entrarmos nos motivos dessa mudança e o que ela pode trazer de bom para o mundo do marketing, é importante entender o que é, afinal, esta ferramenta.

Tela inicial do programa Google Analytics

O que é o Google Analytics?

Basicamente, ele é a ferramenta gratuita oficial do Google para monitoramento de marketing digital, essa ferramenta é utilizada por profissionais de todo o mundo para fins de análise de dados em sites e campanhas.

Altamente versátil, ela se integra com outras ferramentas de fins semelhantes, como o Google Ads — ferramenta de publicidade que gera alcance para produtos e serviços, baseados nos interesses online de cada pessoa — e o Search Console — serviço também gratuito que monitora e controla o ranqueamento de sites no mecanismo de buscas do Google —, que, na junção de suas funcionalidades, oferecem um serviço capaz de criar relatórios com todas as métricas necessárias para auxiliar na otimização de páginas, além de facilitar a realização de testes e tomada de decisões para se definir um posicionamento de marca, por exemplo.

Já há muitos anos, o Analytics é o braço direito de marcas e profissionais autônomos que investem esforços para a ascensão de sua presença digital, um fator que, com o passar dos anos, deixou de ser opcional, para se tornar obrigatório.

Porque, no fim, é como diz o ditado popular do marketing: se sua empresa não está no Google, ela não existe. E para isso, você precisa mantê-la lá.

Pessoa trabalhando com o Analytics no celular e folhas rabiscadas à sua mesa

Por que está sendo feita esta mudança?

Mesmo com todas essas funções, o Analytics Universal acabou ficando defasado e se mostrando incapaz de atender a determinados objetivos, mais ainda com todas as mudanças que o marketing passou nos últimos anos.

O mercado digital cresceu e se adaptou abundantemente desde o lançamento do Analytics Universal, há 17 anos. O fim dos cookies, a chegada da LGPD, o crescimento da IA (Inteligência Artificial), a maior importância do SEO, etc. Um novo mundo gerou novas necessidades, então, as ferramentas de marketing precisaram ser atualizadas.

Então, o objetivo desta nova versão é se adequar à nova forma como o marketing digital funciona, em quesito de captura e utilização de dados. O Analytics Universal precisou, enfim, ser reformulado e se tornar uma nova ferramenta.

Mão segurando celular com a tela inicial do Google aberta

O que há de novo no Google Analytics 4

Além do redesign da interface e de seus relatórios, o GA4 trouxe alterações que se mostram muito valiosas para os profissionais que o utilizam, sendo as principais:

  • Integração com vários dispositivos

Logo de cara, o GA4 já traz uma função indispensável hoje: a possibilidade de se utilizar em qualquer lugar. Porque, ao contrário de sua versão anterior, o GA4 pode ser utilizado em diferentes dispositivos, sejam eles sites ou apps. Assim, podendo se instalar coletores de dados em diferentes páginas.

  • Maior previsibilidade de resultados

A possibilidade de se antever oportunidades futuras — como, por exemplo, saber que tipo de cliente gerará maior lucro para seu produto — é uma revolução que se deve à implementação da IA no marketing, e, com o GA4, ela passou a ser usada para aprimorar a interação com o usuário, sendo capaz de alertar o profissional de mudanças no comportamento de seu público-alvo, como produtos que tiveram um aumento em sua demanda.

  • O usuário é o foco de tudo

Agora, as interações são contabilizadas com foco na UX (experiência do usuário), o que faz com que se consiga, por exemplo, entender se um usuário foi impactado por um anúncio do app na web, se baixou em seu smartphone e se, em seguida, efetuou a compra por ali mesmo. Ou seja, é possível traçar uma rota completa desde o ponto inicial da jornada de consumo (descobrimento) até o final (consumo).

  • Mais resultados com mais ferramentas

Essa nova atualização tem também a função de fazer com que os profissionais não sejam mais tão dependentes dos cookies — que, em breve, também se tornarão passado. Apenas com dados de acesso de seu próprio site, já será possível fazer com que a IA da ferramenta consiga processar informações importantes sobre o comportamento do usuário, unificando informações importantes sobre o comportamento do usuário, unificando as informações obtidas pelo Analytics com os demais dados que a empresa tem.

Quer saber mais sobre o mundo do marketing digital e ficar a par das novidades deste setor que está em constante evolução? Então, acompanhe nosso blog.